D@gui.Saúde - Curiosidade


  • Porque a nossa barriga ronca quando estamos com fome?
O ronco é provocado por fortes contrações na parede do estômago, que acontece em pequenos intervalos de tempo. Ao atravessar o abdômen,onde há partes ocas, o barulho é aumentado, como se estivesse dentro de uma caixa de ressonância. As contrações do estômago, disparadas pelo sistema nervoso central, são uma forma de o órgão se preparar para receber os alimentos. O horário em que eles acontecem varia de acordo com o período em que a pessoa costuma se alimentar. Para quem não tem horário o ronco costuma aparecer entre cinco ou oito horas de jejum.
  • Porque a pele fica rosada em contato com o gelo?
A região onde está em contato com o gelo fica com um tom de rosa ou violáceo porque há uma contração dos vasos sangüíneos da região. Com isso, diminui bruscamente a quantidade de sangue dentro deles. Mas o sangue não desaparece: migra para regiões bem próximas, ficando acumulado até a temperatura do local voltar ao normal. Esse acúmulo provoca acor rosada.
  • Como saber se um esqueleto é de homem ou de mulher?
Além do tamanho dos ossos, as principais diferenças podem ser notadas no crânio e na pelve (bacia). Os ossos cranianos do homem têm saliênciase sua fronte é achatada, enquanto o crânio da mulher é mais liso e a fronte reta. Essas diferenças aparecem após a puberdade e são disparadas por hormônios. A pelve feminina tem formato mais circular que a do homem e uma cavidade pélvica maior que facilita a passagem do bebê no parto.
  • O ferro que existe no nosso organismo é o mesmo de um carro?
O elemento químico é o mesmo. Há apenas uma diferença: o dos carros é insolúvelem água e o que circula pelo corpo é solúvel porque está na forma de ícons(átomos com carga elétrica) que reagem com a água.
Caso não fosse solúvel, não se ligaria aos aminoácidos para formara hemoglobina, o pigmento do sangue que carrega oxigênio até os tecidos do corpo. A falta de ferro resulta em anemia.
  • Porque uma emoção forte pode provocar um in fa rt o?
Quando uma pessoa sofre uma emoção forte as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberam adrenalina. Ela entra na corrente sangüínea e no coração provocando aumento dos batimento scardíacos; com isso mais sangue é bombeado para os músculos.
A adrenalina estimula, ainda, uma contração dos vasos sangüíneos, que serve para "empurrar"o sangue e melhorar a irrigação em centros vitais como o cérebro. O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída.
Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto.


                                                 

0 comentários:

Postar um comentário