Atendendo a inúmeros pedidos, vamos falar sobre a nossa querida Língua Portuguesa. Com tanta invasão que houve aqui no período de formação do Brasil, a nossa língua tornou-se uma das mais mistificadas. Além disso, existem os dois pontos do PORTUGUÊS: A Gramática e a Linguística. Embora divergem uma da outra, mas apoiam-se na ideia de que de fato, deve-se priorisar uma boa escrita.
Vejamos algumas curiosidades.
1. O correto é: Televisão em cores, e não televisão a cores.
2. Admite-se as três grafias: enfarto, enfarte e infarte.
Vejamos algumas curiosidades.
1. O correto é: Televisão em cores, e não televisão a cores.
2. Admite-se as três grafias: enfarto, enfarte e infarte.
3. O correto é: meio-dia e meia e não: meio-dia e meio. A palavra MEIA está relacionada à hora, por este motivo, não é admicível a concordância no masculino: MEIO.
4. A maior palavra da Língua Portuguesa tem 46 letras. Ela é: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.
Entenda cada parte desse vocábulo de 46 letras
Pnmeumoultramicroscópico
Pneumo - Pulmão
Ultra - Fora de
Microscópico - Muito pequeno
Silicovulcanoconiótico
Sílico - Vem de silício, um elemento químico presente no magma vulcânico
Vulcano - Vindo de um vulcão
Coniótico - Vem de coniose, doença causada por inalação de pós em suspensão no ar
Portanto, significa:
Pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!
5. O surgimento da cedilha deve-se a Espanha, embora tenha deixado de ser empregada na grafia da língua espanhola. A origem da palavra vem de "cedilla", diminutivo de "ceda", nome da letra "z" nesse idioma. Primitivamente, a cedilha era um pequeno "z" que se colocava debaixo do "c" para indicar que a letra correspondia ao som de [s].
O castelhano abandonou o uso da cedilha no século 18, a qual foi substituída por “z” ou “c” simples antes de “e” e “i”. A cedilha ainda é utilizada em português, catalão e francês para gerar o som [s] antes de “a”, “o” e “u”.
Exemplo: preço, açúcar
6. Você já se perguntou por que razão sempre existe o símbolo "@" (arroba) em e-mails? Ele é utilizado para representar a localização das caixas postais de usuários na rede. Em inglês, o "@" é lido como "at", preposição que denota lugar. A escolha desse símbolo deve-se ao engenheiro norte-americano Ray Tomlinson, que em 1971 passou a utilizá-lo em um dos primeiros programas criados para envio de e-mails.
A arroba, para quem não sabe, é bem mais antiga que a internet. O símbolo existe desde 1536, tendo sido criado por um comerciante de Florença, na Itália. Nessa época, era utilizado para representar uma unidade de medida. Em 1885, o "@" foi incluído no teclado do primeiro modelo de máquina de escrever e migrou, 80 anos depois, para o conjunto padrão de caracteres da computação.
7. Você sabia que o termo “Papai Noel” é uma herança da forma francesa "Père Noël"?
O mito do bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século IV na cidade de Mira, atual Turquia. Diz a lenda que Nicolau presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Nos séculos seguintes, o mito se espalhou pela Europa e a data da entrega de presentes acabou se confundindo com o nascimento de Cristo. Quando a história chegou à Alemanha, no século XIX, o velhinho ganhou roupas de inverno, renas, um trenó de neve e uma nova casa: o Polo Norte.
Nessa época, Noel ainda era representado como um homem alto e magro com roupas que variavam de cor - dependendo do relato, elas eram azuis, amarelas, verdes ou vermelhas. A silhueta rechonchuda, o rosto barbudo e os trajes vermelhos que conhecemos hoje apareceram pela primeira vez em 1881, nos Estados Unidos.
O nome “Santa Claus”, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América. Já por aqui, a origem da expressão "Papai Noel" tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa "Natal". Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente "Papai Natal".
Veja como o Papai Noel é chamado em outros países:
Portugal: Pai Natal
França: Père Noël
Inglaterra: Father Christmas
Estados Unidos e Canadá: Santa Claus
Holanda: Sinterklaas
França: Père Noël
Inglaterra: Father Christmas
Estados Unidos e Canadá: Santa Claus
Holanda: Sinterklaas
8. O correto é "A ALFACE" e não "O ALFACE".
9. Segundo a regra de Acentuação Gráfica: Todas as Proparoxítonas serão acentuadas. A palavra DEFICIT é uma proparoxítona, porém não recebe acento, pois ela é de origem latina, embora esteja inserida no vocabulário português.
10. Não existe a palavra "menas". Algumas pessoas fazem o uso dessa palavra para concordar com um substantivo feminino. A palavra "menos" é invariável, isto é, não varia em gênero (masculino e feminino), em número (singular e plural), e muito menos em grau (aumentativo e diminutivo). Ela apresenta uma única forma.
Exemplo: Ela tem menos calças que Ana. (forma correta)
Ela tem menas calças que Ana. (forma incorreta)
11. A gramática aceita as seguintes expressões:
"Entrar para dentro."
"Sair para fora."
"Subir para cima."
"Descer para baixo."
Elas indicam o advérbio de lugar! (dentro, fora, cima e baixo).
12. Lembrando que centigramas é palavra masculina.
13. O correto é GRATUITO, e não GRATUÍTO.
14. Provavelmente você deve torcer por algum time. "Eu torço pelo Brasil". É bem aí que está o problema! Existe pessoas que torcem PARA o Brasil. Se você aprecia algum time, torça PELO e nunca PARA.
15. Em Língua Portuguesa só existem 2 (dois) acentos: Agudo e Cricunflexo. O til não é acento.Ele é apenas um sinal indicativo de nasalização.
0 comentários:
Postar um comentário